top of page

Bruxaria e Política


Mamilos. Bruxaria e Política juntas? Só podia ser um tema polêmico. Mas, por que abordar um assunto como este? Faz alguma diferença? Vai mudar alguma coisa? Não seria melhor fazermos como é dito por aí que há três coisas que não se discutem: futebol, política e religião? Ainda mais um tema que aborda dois tabus ao mesmo tempo.

É tão bom viver nossas próprias vidas sem ninguém pra encher o nosso saco, né?! É tão bom praticarmos nossa religião e termos nosso culto sem ninguém pra nos perturbar, certo? Então, por que cargas d’água falar disso? Uma coisa não tem nada a ver com a outra! Ou será que tem?

Bem, já vi Bruxos, Pagãos e Sacerdotes reclamarem de pessoas que misturam os dois temas. E essas pessoas tem razão, porque é um assunto chato demais. Contudo, essa discussão se faz extremamente necessária, pois se vivemos num país laico que permite nossas práticas, foi tudo permitido por causa da política.

Infelizmente o ser humano é obtuso, ignorante e tem uma memória horrivelmente fraca. Culpa também parte dos nossos políticos e da educação no país, mas não é sobre isso que quero falar. Quero falar que o humano que não conhece sua própria história tende a repetir os mesmos erros e fracassos de seus antepassados. Se hoje podemos bater no peito e invocar uma proteção legal é porque políticos aprovaram e permitiram que isso acontecesse! Podemos alardear o Artigo 18 da Declaração dos Direitos Humanos, o Artigo 5º - parágrafo 6º da Constituição Brasileira e até mesmo o Artigo 208 do Código Penal Brasileiro para nos proteger, devido a ações exclusivamente políticas. O que nem sempre foi assim!

Nossa história, esquecida por muitos, nos mostra as barbáries com que nossas irmãs de Arte eram tratadas antigamente nas mãos de seus inquisidores. Eram torturadas, vilipendiadas, estupradas e mortas simplesmente porque professavam uma fé diferente. E esse poder os inquisidores possuíam justamente por dominarem o cenário político da época. Dessa forma, como é possível que uma pessoa, Bruxa em sã consciência, possa ser contra o debate político e ações mágicas em prol do cenário político social?!

Eu devo acreditar que é porque possuem falta de conhecimento, pois se for falta de disposição em debater algo necessário, então são pessoas extremamente mesquinhas, medíocres, não empáticas, egoístas e narcisistas. Será que nunca ouviram falar dos julgamentos em Salem? Será que nunca ouviram falar de Joana Darc? Será que nunca ouviram falar do mais infame livro já escrito na história humana: Malleus Maleficarum?

E não apenas o seu culto pessoal é permitido exclusivamente porque a política lhe permite isso, mas qualquer coisa que você possa fazer. Se hoje temos o direito de falarmos nossa opinião, é por causa da política. Se podemos comprar o celular que quisermos, dentro ou fora do país, é por causa da política. Se temos a possibilidade de viajarmos e conhecermos outra cultura ou acessarmos a internet, ou ainda fazermos uma faculdade, é tudo por causa da política. Será que isso não é óbvio?!

Sábia é a Bruxa que entende essas coisas, assim como fizeram as Bruxas inglesas quando da derrota da França. Reuniram-se e fizeram magia para incutir os pensamentos “Você não pode cruzar o mar” e “Não é capaz de vir” na mente de Hitler. Tudo isso documentado no livro A Bruxaria Hoje do saudoso Gerald Brusseau Gardner. Ah, e a propósito: só pudemos ter acesso a esse material em 1.954 após a última lei contra a Bruxaria ser revogada na Inglaterra. Do contrário ainda não teríamos acesso a muito tipo de informação e talvez nem sequer soubéssemos realmente o que é a Bruxaria, haja visto que sem a publicação dessa obra quase que 100% dos outros livros escritos não teriam sido divulgados porque não haveriam novos iniciados.

Pois é. Reclamar e se irritar de discutir esse assunto é muito fácil. Mas nunca houve literatura que dissesse que o trabalho de uma Bruxa fosse fácil! A Bruxa ou a Sacerdotisa estão aí para servir a comunidade, e como se espera servir se nem ao menos suporte, disposição e conhecimento você possui do que te cerca, que é a política? Acaso a Bruxa não se adapta ao meio em que está, do que a cerca, para fazer sua magia? Isso inclui a sociedade em que ela está inserida.

É indigno de uma pessoa se proclamar Bruxa, Sacerdotisa, Feiticeira e afins se ela alardeia não gostar de se envolver com política. Vá estudar!

Enfim, esse texto é sim parte de um desabafo pelas coisas absurdas que tenho visto ultimamente no meio pagão. E nós devemos nos atentar ainda mais em quem elegemos como Deputados Estaduais e Federais, além dos Senadores, pois são eles que criam, alteram e revogam leis ao bel prazer. Depois, temos o dever ainda maior de fiscalizar para saber se estão executando bem a tarefa pela qual estão sendo pagos. E punir aqueles que apenas se aproveitam!

bottom of page