Imperador - Tarô
Finalmente iniciaremos nossos estudos do Imperador, uma carta com a qual me sinto muito ligado e que me representa bastante. Por isso mesmo me atento sobremaneira, pois conheço os pontos fortes dessa carta, assim como os pontos de atenção.
O Imperador, de certa forma, é a progressão dos arcanos anteriores. Onde antes trabalhou-se a inspiração, o bom planejamento e o início da execução da vontade, aqui aprende-se a manter essa vontade focada e inalterada para a completa realização dos desejos. O Imperador, portanto, é a carta mais firme e estruturada de todos os Arcanos Maiores.
Ele não é apenas um Rei, que conquista a coroa pela hereditariedade (sucessão), mas pelo seu próprio poder e força. Ele impõe sua vontade e se mostra como um Rei de Reis. Ele é o maior potentado que jamais existiu!
Simbologia
Antes de adentrarmos profundamente no estudo dos símbolos desse trunfo, note a postura do Imperador. O que você percebe? Força? Destemor? Bravura? Arrogância? Porte? Magnificência? Superioridade? Proteção? Comando? Ordem?
Se respondeu com alguma dessas palavras, está no caminho certo para compreender esse Arcano (claro, existem inúmeras outras palavras que podem expressar essa lâmina e não quer dizer que, se não respondeu com algumas das definições que dei, você esteja equivocado. De forma alguma!).
O Imperador, em alguns decks, está sentando num trono e em outros está em pé em frente a um trono. Ambas representações aludem ao poder, força, comando e ordem. Mas, cada representação revelará aspectos diferentes dessa carta. Se estiver sentado, mostra a soberania e a majestade de quem já alcançou o posto de líder supremo do mundo / vida. Se estiver em pé, mostra que não se fica parado esperando as coisas acontecerem. Na verdade, o contrário: busca-se atingir os objetivos e expandir as conquistas já alcançadas (seu próprio reino). A simbologia do Trono, junto a postura da personagem, sinalizam toda essa mestria que se tem para alcançar os desejos, não importem os meios e as consequências.
Essa lâmina faz parte do que é conhecido como o Caminho da Vontade, onde se expressam os desejos e as ações não se reportam de forma alguma ao carma ou ao destino. É a vontade sendo imperada de forma simples e direta. Claro, para se conquistar os meios ainda precisa-se de terceiros, porém, esses terceiros não impedem, bloqueiam ou anulam a vontade, sendo esta executada normalmente.
Ele segura em sua mão direita um cetro que possui um globo (o globo terrestre). Isso significa que suas ações (mão dominante / doadora) lhe deram todo o poder que possui e este poder se estende por todo o planeta. Ou seja, até onde sua influência alcança, ali o Imperador comanda e influencia. Já sua mão esquerda (mão passiva / receptora) segura o cinto de suas vestes (status social), simbolizando que esse status vem como consequência de suas atitudes. Sua majestade é fruto do seu trabalho. A joia em seu pescoço também revela isso. Em alguns decks, o cetro da mão direita apenas mostra em sua ponta uma cruz, demonstrando que seu poder se estende pelos quatro pontos cardeais, enquanto que o globo está na mão esquerda, afirmando que em consequência de seus esforços ele recebe o domínio do mundo.
Suas pernas formam o número quatro, numa alusão de que seu poder é apenas terreno, visto que o número quatro representa a estabilidade e a matéria. O escudo com a águia, que no arcano anterior estava seguro pelo braço direito e tinha as asas elevadas, agora está ao lado esquerdo e sendo tocado com o pé direito, possuindo as asas voltadas para baixo. Isso demonstra que a visão de conquista e a consciência (águia) do Imperador, apesar de elevadas, são focadas na aquisição de bens materiais. O imperador, como mantenedor, executor e criador das leis e da ordem não infringe a legislação vigente, pois foi através de parte disso que conquistou seu poder. Ainda assim, sendo ele o criador dessas leis, ele pode alterá-las a seu bel prazer para poder fazer o que bem entender. Seus ideais são realmente elevados e a empatia existem, mas ele não se importa com o que as outras pessoas pensam porque se ele está nessa posição é por mérito seu, jamais pelo de outros (águia com as asas baixas). Isso aparentemente é uma afirmação da inflexibilidade do Imperador, e realmente é, mas ele em alguns momentos se faz valer sim da empatia e do ouvir o outro. Claro, quando lhe convém e quando trarão mais ganhos para ele!
Em sua cabeça está não uma coroa, mas um capacete, demonstrando que está pronto para ir à guerra, conquistar e expandir seu poderio. A gramínea que nasce aos seus pés também revela isso, pois é uma nova vida nascendo diante dele. É uma carta de muita ação e ações sempre focadas no crescimento e no futuro, tanto que é por isso que ele se volta para a direita (no tarô devemos analisar os arcanos como um quadro e não como um espelho).
Tarologia
O estudo dos símbolos da carta nos ensinará sobre a tarologia da mesma, ou seja, sobre o que o arcano representará numa tirada quando cair numa casa de síntese que não pedirá uma leitura exclusiva em um dos planos da existência (material, mental, sentimental e espiritual).
Dessa forma, esse arcano falará de um momento em que é preciso ter ordem, retidão e imposição da vontade para vencer na vida. É o momento de não ouvir o que os outros têm a dizer, mas ouvirmos nossas próprias ideias e pensamentos, sermos práticos e objetivos em tudo o que fizermos. Essa inflexibilidade pode até assustar algumas pessoas, mas será imprescindível para a conquista dos planos.
No caminho do Louco, o Mago aspirava atingir um objetivo e para isso precisou analisar todos os prós e contras através do poder da Sacerdotisa. Depois precisou usar da criatividade da Imperatriz para conquistar seus planos e agora, como Imperador, ele precisa manter, organizar e controlar com punhos de ferro, se preciso for, tudo o que o cerca. E aí entra uma análise bem interessante sobre o Imperador.
O arcano sucessor dele é o Sacerdote e, para se chegar nesse ponto, ele precisa vencer os desafios do arcano que ressoa em si como Imperador, que é o Arcano XIII – Morte. Isso é uma orientação de que não se deve fazer concessões, mudar e ajustar coisas para se conquistar novos reinos. Ao fazer isso, incorre-se no risco de poder perder parte do que já foi conquistado. Quem atinge um determinado status não deseja perder esse status, quem ganha um determinado salário não pensa em rebaixá-lo e assim sucessivamente com qualquer situação existente. Então, fazer algumas mudanças e concessões apenas o fará se manter no estágio em que está sem avançar. E, como o arcano sucessor é o Sacerdote, o foco deve ser sempre em manter a própria vontade acima de tudo para conquistar o poder pleno e total da existência que virá representado no próximo arcano.
Lembrando que no estudo do tarô devemos nos utilizar da mentalidade existente na sociedade medieval, pois foi quando esse oráculo surgiu. E, nessa época, o poder total e completo não era o de Imperadores e Reis, mas da Igreja com o Papa sendo o Pontifex Maximus, ou seja, o Pontífice (Potentado, de poder) Máximo.
O Imperador representa também um momento em que se é obtuso com relação aos sentimentos e aos limites pessoais do outro, pois empatia, transcendência e altruísmo não é seu forte. Ainda assim não devemos pensar nele como um tirano irrefreável, pois assim como a Imperatriz representa a Mãe o Imperador representa o Pai. Dessa forma, apesar do cenho franzido, da imposição e da ditadura, que podem ou não ser acompanhadas por quem está sob a influência dessa lâmina, as atitudes dele sempre serão baseadas no bem-estar de seus súditos (quem está sob seu comando). Mas, note o seguinte: ele acredita que no mundo ideal onde todos são felizes quem governa é ele, pois ele e somente ele sabe o que é melhor para seu povo! É assim que a mente dele funciona. Ele é como um pai controlador e obsessivo, mas ainda assim um pai.
Taromancia
Como já disse, a taromancia não deve ser confundida com a tarologia, pois se corre o risco de uma interpretação errônea, sendo a taromancia a leitura do oráculo e a tarologia o estudo dos símbolos das cartas. A taromancia é como o arcano deverá ser interpretado durante uma consulta de acordo com a questão formulada e com o plano elemental da mesma.
Segue novamente para elucidação: o plano material terá relação com o corpo, ciência, dinheiro, trabalho, posses, casamentos, contratos, Terra; o plano mental com a alma/psique, filosofia, estudos, profissão, intenção, planos, ideias, Ar; o plano sentimental com a alma/emoção, arte, desejos, paixão, sonhos, amor, anseios, Água; e o plano espiritual com o espírito, religião, conceitos, dom, intuição, magia, ocultismo, Fogo.
Vejam a diferença de significação de acordo o plano elemental:
Material: realização, poder, estrutura, expansão, promoção, sucesso, dinheiro a curto prazo (não representa riqueza, mas estabilização da situação financeira atual).
Mental: objetividade, praticidade, foco, inflexibilidade, moralidade, rispidez, obtuso.
Sentimental: ditador, obsessivo, ególatra, falta de tato, insensibilidade, apatia, apegado.
Espiritual: falta de fé, falta de compreensão, crença em si mesmo, ceticismo.
Também citei outras duas interpretações do arcano de acordo com a Casa que a carta cair dentro de um método pré-definido antes da jogada: a Casa de Conselho ou a Casa Negativa. Com relação ao atributo negativo, a interpretação não deve ser realizada de acordo com o que achamos ruim aos olhos éticos e morais que temos, mas de acordo com o simbolismo contrário do arcano. Exemplo: se o Imperador representa conquista e domínio, numa Casa de análise negativa ele informará que não há poder e força para se realizar os objetivos.
Negativo: imaturidade, irrealização, desapegado, falta de poder e foco, insucesso, fraqueza, inação, descontrole, falta de estrutura, imoralidade, falta de desejo.
Conselho: permaneça com os seus planos intactos para se atingir todos os objetivos, não desvie ou dê sua atenção a coisas desnecessárias, continue agindo sobre aquilo que se quer e não sobre o que os outros querem.
Musicalidade
Uma coisa que adoro fazer é relacionar os arcanos com canções. As músicas transmitem sentimento e tem a capacidade de nos transportar para o cerne de determinada questão tão fortemente que facilita a assimilação do arcano.
Portanto, deixo com vocês cinco canções que penso se relacionarem com esse arcano. Caso vocês conheçam outras canções que podem representar o Imperador, por favor, me contate na página do Facebook e vamos discutir sobre sua visão. ;)
HINO NACIONAL (qualquer hino na realidade)
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=KbJvAvjtqCc
PITTY – Admirável Chip Novo
https://www.youtube.com/watch?v=aXJ_Ub1xbhw
CLARA NUNES – Lama
https://www.youtube.com/watch?v=X9C654MARxs
BLACK VEIL BRIDES – Heart of Fire
https://www.youtube.com/watch?v=RZxhWqxwsBQ MADONNA - Give It 2 Me https://www.youtube.com/watch?v=aQRLSBUNupg
Conclusão
Durante muito tempo eu tive dificuldades com essa carta porque ela me remetia a algo ditatorial, uma figura paterna carrasca e até mesmo a alguém que não respeita e nem procura entender ao próximo. Isso me dá asco, o que levou essa minha dificuldade com a carta a se transformar em um bloqueio poderoso de mim mesmo, pois é uma carta que tem muito a me ensinar nessa vida, já que através da numerologia eu sou uma pessoa de número 4.
Mas, graças a uma mestra sábia eu pude quebrar essa barreira com a lâmina e hoje entendo-a profundamente, além de ter se tornado uma das cartas que mais gosto no Tarô. A mestra que eu citei é a Lua Serena, Alta Sacerdotisa do Coven Semente Ancestral, que há alguns anos ministrava um mini curso online pelo Yahoo Grupos sobre o Tarô. Foi por ela que eu pude entender mais profundamente esse arcano.
Nada é 100% positivo ou negativo e o Imperador é mais como um pai que faz o que faz sempre pensando no bem de seu filho. Tanto que por isso essa carta já foi chamada de o Grande Pai. Realmente existem pessoas que sofrem nas mãos de um pai tirano, porém, a maioria das pessoas se sente na verdade confortada e protegida pelos seus pais, sabendo que o jeito de amar dele é bem particular, mas que realmente existe um grande e imenso amor pelo filho.
Uma das comparações mais interessantes que já encontrei sobre o arcano é com Zeus. Em vários escritos antigos sobre Zeus, principalmente escritos romanos, os poetas referiam-se a Ele como “Pater Andron Te Theon Te” ou ainda como “Pater Omnipotens” que significa, respectivamente “Pai dos Deuses e dos Homens” e “Pai Todo-Poderoso”. Zeus é o Deus Grego da Justiça, da Ordem, da Força, da Bondade, do Cumprimento dos Juramentos, o que Nutre, o que Pune os Assassinos, dos Suplicantes, da Hospitalidade, entre tantos outros aspectos. Enfim, Ele sempre foi o “Bom Deus”.
O Imperador também é assim. Ele é rígido, inflexível e turrão sim, mas governa com força e poder porque seu objetivo é dar o bom e o melhor para seu povo e para quem está sob sua guarda. Se ele é irredutível e “cabeça dura” é porque a lei, a ordem e a moral, que estão sob seu domínio, não deve ser parcial e facilmente alterada, mas estável. Portanto, como o detentor do poder sobre esses aspectos da existência, ele deve ser um exemplo e também ser assim.
Se ele não possui muita empatia, ainda assim nós podemos nos utilizar desse sentimento para entende-lo melhor e, a partir de então, compreendermos o quão bela essa carta é, assim como são seus mistérios. Não sejam inflexíveis numa visão sobre o Imperador. Façam como ele: peguem o escudo do chão, já que isso se faz necessário, e tenham empatia para conseguir galgar mais um degrau na compreensão do Tarô! ;)