top of page

Deosil ou Widdershins?


Esse é um questionamento que muitos neófitos me fazem e que eu também me fiz durante um bom período de meus estudos. Horário ou Anti-horário? Ou seja, deosil ou widdershins, respectivamente.

Que as Bruxas tem como objetivo a conexão com a Natureza isso não é segredo pra ninguém. Pelo menos não para quem vive no século XXI! Mas, quando se procura respostas sobre o porquê devemos nos mover em nossos ritos ou feitiços em determinado sentido as respostas nem sempre são condizentes com o conceito de conexão com a Natureza.

Notem que eu disse "nem sempre".

Uma das explicações para se justificar o motivo de horário ser "positivo" e anti-horário "negativo" (atração e repulsão) é porque assim sempre foi feito pelos Antigos e que devemos manter a egrégora. Porém, convenhamos: essa não é a justificativa para a maior parte da Igreja condenar a homossexualidade, o divórcio e o aborto? Manter a tradição... Isso nem sempre faz sentido.

É claro que se funciona para você, ótimo! Não mude. Entretanto, é necessário analisar historicamente o contexto dos antigos para terem definido esses movimentos. Mas, o principal é que eles estavam alinhados com a Natureza. E assim também estão todos os que se movem em deosil para atrair e widdershins para banir se estiverem no Hemisfério Norte! As energias de lá se movem nesse sentido. Um exemplo claro é observar como a água desce diferente pelo ralo dependendo de hemisfério em que se está na Terra.

Aqui no Hemisfério Sul as energias se movem na direção oposta a do Hemisfério Norte e tenho certeza de que se os antigos não fossem habitantes da Europa, mas sim da América do Sul, a forma como eles erigiriam seus círculos e se moveriam em seus rituais seria anti-horária ao invés de horária. Um exemplo disso é ler obras de magia e Bruxaria de autores europeus e/ou americanos, como Janet e Stewart Farrar, que sempre dizem que para o Hemisfério Sul deve-se agir na direção contrária. O mesmo valendo para a celebração da Roda do Ano.

Os próprios europeus e americanos nortenhos já sabem e afirmam isso, mas muitos preferem continuar "quadrados" do que olharem para a Natureza ao redor de si mesmos e perceberem que aqui é tudo muito diferente! Fora o fato de que o Sol na visão aparente da Terra no Hemisfério Norte gira em sentido horário, mas no Hemisfério Sul gira no sentido anti-horário.

Mas, novamente reitero a importância de se fazer conforme se sente bem. Isso porque além do movimento das energias na Terra e do translado aparente do Sol, cada um tem sua própria forma de rotação de energia. Sim, nosso fluxo energético também vai em uma direção específica que pode ser diferente da forma como se comporta a energia da Terra no hemisfério em que nos encontramos. Por exemplo, uma pessoa no Hemisfério Sul com energia que se move em sentido horário fazendo magia para atrair algo pode ter mais sucesso se ela se mover em deosil do que em widdershins.

Então, afinal qual é a melhor forma para nos movermos em nossos rituais ou para traçarmos o Círculo Mágico? A resposta é: depende. Depende do tipo de magia com a qual você irá trabalhar. Se irá trabalhar com magia natural ou divina, é melhor se mover de acordo com o local em que se encontra no planeta. Mas, se irá trabalhar com sua própria energia para fazer magia, o melhor é se mover de acordo com o movimento da sua força vital. E para saber como se move sua energia basta olhar o sentido que o rodamoinho de seus cabelos seguem.

Você agora pode estar se questionando coisas como: uma pessoa que está no Hemisfério Sul e tem o rodamoinho da cabeça girando em sentido horário, ela deve agir de acordo com sua energia ou de acordo com o Hemisfério Sul? Se mesmo depois do que expliquei ainda assim se sentir inseguro ou em dúvidas, entre em meditação para definir como será a melhor maneira de agir. Como é dito na Carga da Deusa escrito por Doreen Valiente para os adeptos da religião Wicca: "Se aquilo que você busca não encontrar dentro de você, nunca o achará fora de si".

bottom of page